Colorida, moderna, natural, industrial, rústica ou de avó, antes de definir o estilo e começar a projetar, o mais importante é entender como a cozinha será utilizada, e qual o tipo de projeto que melhor se adequa ao espaço. É preciso ficar atento aos detalhes, como tomadas e espaço de circulação, para evitar erros e surpresas.
Separei 5 dicas importantes para te dar uma ajudinha na concretização desse ambiente.
ILUMINAÇÃO: Um bom projeto de decoração está ligado a um bom plano de iluminação. Em locais de trabalho, como cozinhas e lavanderias, a iluminação uniforme evita a fadiga dos olhos. Para iluminar a cozinha, prefira lâmpadas de 4.000 K (luz neutra) a 6.000 K (luz branca-azulada), porque essas temperaturas de cor são adequadas aos espaços de trabalho.
– ELETROS: é recomendado escolher o seu modelo de eletro doméstico ( geladeira, máquina de lavar louças, forno, fogão, coifa) antes da marcenaria, pois assim fica mais fácil para a marcenaria definir e executar os nichos, os pontos elétricos e hidráulicos.
– GRANITO: O granito continua sendo a pedra mais utilizada para bancada. Quem procura algo mais ousado, pode apostar em Silestone, Corian, ou até mesmo bancadas de aço inox feitas sob medida.
– CORES: Antes de escolher a cor ideal para a sua cozinha, fique atenta a cor do piso, a luminosidade natural e artificial do ambiente, as texturas e cores da mobília. As cores claras podem ajudar a dar uma sensação de amplitude na sua cozinha, afinal, esses ambientes estão cada vez menores. Ambiente pequenos não precisam ser necessariamente brancos. Vale investir em um belo jogo de texturas.
– ORGANIZAÇÃO: manter a organização da cozinha não é uma tarefa fácil, ninguém quer uma cozinha feia e bagunçada. A organização da cozinha é muito importante para que ela lhe auxilie nas suas funções do dia a dia. Existem soluções muito interessantes de itens organizadores no mercado, como lixeira embutidas, separador de talheres, aramados para garrafas, suporte para pratos, e outros.
A, lembrando ,se a casa tiver crianças pequenas, é recomendável o uso de fornos altos.
Com essas 5 dicas, você pode executar com mais segurança uma alteração no coração da sua casa!
Até a próxima dicas da Aline!!